Terapia Narrativa

A Terapia Narrativa é uma forma de psicoterapia pós-moderna e colaborativa que foi desenvolvida por Michael White e David Epston. Esta abordagem entende que as pessoas são os maiores especialistas em suas próprias vidas e, por isso, o olhar sobre as histórias que elas contam sobre si mesmas passa a ser priorizado.

Os problemas devem ser entendidos como decorrências dos significados atribuídos pelas pessoas aos fatos da vida e do modo como organizam suas vidas em torno desses fatos. Ao considerarmos esse padrão, torna-se fundamental a reflexão sobre como o problema influencia na vida das pessoas e de suas famílias e, por sua vez, sobre como elas influenciam na vida do problema.

Esta técnica parte da premissa de que todo ser humano é maior do que qualquer problema. Neste sentido, toda pessoa, independente de idade, gênero, cultura e condição social, possui habilidades e competências que permitem mudar a relação dela com seus problemas.

ler mais

Práticas Narrativas Coletivas

por Adriana Müller

A denominação dada às intervenções coletivas baseadas nos pressupostos teóricos da Terapia Narrativa de Michael White e David Epston.

De forma geral, seguem quatro princípios básicos:

1. Destacar a dupla narrativa das histórias: a história do problema co-existe com a história de como a pessoa respondeu a ele. A ênfase dada a uma ou a outra versão determina qual delas será a história dominante – aquela saturada de problemas ou a que narra a história de como a pessoa conseguiu superar o problema, baseada em quais forças, habilidades, capacidades e valores, quais as pessoas que a ajudaram, entre outros aspectos;

2. Ampliar a história preferida: ajudar a pessoa a ampliar e descrever de forma mais rica a narrativa da sua história (e não da história do problema);

3. Relacionar as experiências individuais com situações coletivas;

4. Ajudar a pessoa a contribuir com a vida de outras pessoas que passam por situações similares.

ler mais

Metodologias Narrativas

A Dulwich Centre Foundation desenvolveu variadas metodologias narrativas para uso com indivíduos, grupos e comunidades que vivenciaram situações de extrema dificuldade.

Essas metodologias também são utilizadas no contexto terapêutico com indivíduos e famílias.

Atualmente outros profissionais inspirados nesta abordagem teórica criaram novas metodologias.

você está aqui

home / práticas narrativas