O Reciclando Mentes é um projeto sócio-cultural que tem por objetivo difundir o conhecimento sobre as práticas narrativas coletivas junto a organizações sociais e seus agentes de transformação.

O projeto visa à promoção de saúde coletiva através da “reciclagem” de entendimentos e valores sociais. Ou seja, pretende capacitar as próprias comunidades sociais para construção de possibilidades que solucionem ou melhorem os seus problemas relacionados à exclusão social e à violência.

Seu principal objetivo é proporcionar maior escalabilidade de transformação social, por meio da capacitação de educadores e/ou agentes de transformação social (das próprias comunidades), que com metodologias de práticas coletivas narrativas, conseguem garantir maior autoria para as pessoas da comunidade e, consequentemente, melhores soluções para os problemas daquele grupo.

O projeto piloto, chamado “Fortalecendo os Agentes de Transformação”, foi realizado no CDI de junho à dezembro de 2009. Foi organizado em quatro módulos: “Raízes do Agente de Transformação”, “Habilidades do Agente de Transformação”, “Habilidades de um Time de Agentes de Transformação” e o “O Time em Ação”.

Reciclando Mentes

Coordenação: Lúcia Helena Assis Abdalla
Coordenadora na Australia: Viviane de Oliveira
Coordenação Documentos Coletivos: Adriana Muller
Equipe: Mônica Guimarães, Patrícia Magacho e Roberta Magacho
Conselho: Ana Luiza Novis


O projeto conta com o apoio do Dulwich Centre Foundation. Os coordenadores deste Centro, Cheryl White e David Denborough, desenvolvem formas culturalmente apropriadas de se trabalhar com crianças, jovens e adultos que vivenciaram significativo trauma em vários contextos e países, como Kuwait (trabalhando com profissionais do Iraque que estão abrindo um Centro para tratamento de traumas em Basra), Ruanda, Canadá, Uganda, USA, Zimbábue e em diversas comunidades aborígenes na Austrália.




ler mais

você está aqui

home / projetos / projeto reciclando mentes