Este site é um ambiente agregador de iniciativas inspiradas pela abordagem colaborativa e pós-estruturalista e, em especial, pelas práticas narrativas originalmente desenvolvidas por Michel White e David Epston.

Nossos principais desafios são:

Formar uma Rede de Relacionamentos, apoiada na idéia de acolher, agregar e expor artigos, trabalhos, experiências, histórias, vidas, pessoas, organizações e comunidades que já funcionam ou desejam funcionar com os princípios da prática narrativa.

Divulgar e difundir a prática narrativa no Brasil em contínuo diálogo com as comunidades narrativas internacionais, vinculando pessoas, histórias e trabalhos globalmente.

Promover reflexão contínua sobre as peculiaridades da tradução contextualizada e aculturada das praticas narrativas.

Construir um catálogo de terapeutas no Brasil que ofereçam trabalhos narrativos a nível individual, familiar, grupal, comunitário e organizacional.

Desenvolver e divulgar espaços de pesquisa, aprendizagem e treinamento de terapeutas que desejem trabalhar com terapia narrativa.

Para atender a esses desafios estaremos continuamente inserindo informações acerca da terapia narrativa, serviços terapêuticos com essa orientação, cursos, oficinas, supervisões e formações nacionais, internacionais e on-line.

Esse não é um trabalho isolado mas colaborativo. Assim convidamos os terapeutas interessados em participar dessa comunidade a se cadastrem conosco, tornando-se membro e colaborando com o desenvolvimento das praticas narrativas em seu contexto específico através de artigos e fóruns de discussão, leitura e supervisão.

nossa missão

– Pesquisar, promover e divulgar desenvolvimento pessoal e organizacional através de praticas narrativas em diferentes campos de ação.

– Acolher, agregar e expor trabalhos, artigos, pessoas, organizações e comunidades que já funcionam ou desejam funcionar de forma pós-moderna na construção de um porvir novo e cheio de possibilidades.

– Influenciar, apoiar e incentivar a ampliação das fronteiras de atuação narrativa através de novos campos de pesquisa ética e terapêutica.

coordenadoras do espaço

Lúcia Helena Abdalla

Psicóloga Clinica, Terapeuta de Família e diretora do Instituto Reciclando Mentes.

Especialista em Terapia Narrativa e Trabalho Comunitário pelo Dulwich Centre, e em Saúde Mental Infanto-Juvenil pela PUC RJ.

É membro associado do Taos Institute e da Associação Brasileira de Terapia de Família.

Regina Jardim

Formada em psicologia pela PUC/Rio (1977) e M.Sc. em psicologia clínica na Inglaterra pela Universidade de Birmingham (1981). Divide suas atividades profissionais entre a prática clínica, o coaching e as atividades docentes.

Professora da PUC/Rio pelo Departamento de psicologia desde 1983.

Se você deseja localizar um terapeuta narrativo, por favor, contacte nossa equipe